Receitas

NHOQUE

NHOQUE

Nhoque fácil

 

INGREDIENTES

• 4 colheres (sopa) de margarina (65 g)

• 2 colheres (chá) de alho picado
• 6 colheres (sopa) de cebola bem picadinha (65 g)
• 1 kg de batata cozida e espremida
• 1 xícara de amido de milho (115 g)
• 2 gemas
• 1 sachê de tempero para aves
• salsinha picada e sal a gosto

MODO DE PREPARO

 1. Numa panela coloque a margarina, o alho picado e a cebola bem picadinha e refogue bem. Adicione a batata cozida e espremida, o amido de milho, as gemas, o tempero para aves, a salsinha picada e sal a gosto e leve ao fogo baixo, mexendo sempre até cozinhar a massa. (+/- 5 minutos). Retire do fogo e deixe amornar.

2. Numa superfície lisa, polvilhada com amido de milho coloque uma porção da massa, vá enrolando e fazendo rolinhos compridos. Repita o mesmo procedimento até terminar a massa. Com uma faca, corte os nhoques (com 1 cm de tamanho) e sirva em seguida com o molho de sua preferência.

RENDIMENTO

4 porções.

_________________________________________________________________________________

RAVIOLLI

RAVIOLLI

Ravioli de brie com pera

 

INGREDIENTES

Massa

300 gramas de farinha de trigo
220 gramas de semolina
5 ovos

Recheio
3 a 4 peras maduras
1 pedaço de queijo brie entre 200 e 300 gramas
Folhas de sálvia
Manteiga

MODO DE PREPARO

 Massa

Misturar na mão ou em uma batedeira e deixar descansar por pelo menos meia hora. Abrir a massa em uma máquina usando farinha de trigo para ela não grudar. Ir montando (fechando) os raviolis com o recheio.

Recheio
Descascar cortar em pedaços a pera e colocar numa panela em fogo baixo com um pouco de água. Quando a pera estiver mole adicionar o queijo em pedaços. Rechear os raviolis com esta mistura de pera e brie. Derreter a manteiga em uma frigideira. Adicionar folhas de sálvia. Em uma panela grande ferver água com um pouco de sal. Ir colocando os raviolis, assim que eles subirem do fundo da panela estão prontos para servir com o molho.

______________________________________________________________

MOLHOS

MOLHOS

Molho para massa da ana com bacon picante

 

INGREDIENTES

500 g de bacon picado

500 g de linguiça fresca picante, sem a pele
1 colher (sopa) de alho picado
2 cebolas cortadas em meia lua (250 g)
2 colheres (sopa) de páprica picante

MODO DE PREPARO

 Em uma frigideira doure no fogo médio 500 g de bacon picado e leve ao até dourar (5 minutos). Junte 500 g de linguiça fresca picante, sem a pele e frite por 2 minutos. Acrescente 1 colher (sopa) de alho picado e doure mais 1 minuto. Incorpore 2 cebolas cortadas em meia lua, 2 colheres (sopa) de páprica picante, sal, manjericão picadinho a gosto e misture bem. Vá pingando água, enquanto mexe os ingredientes para dar mais sabor ao molho e soltar o sabor. Faça isso por uns 2 minutos. Retire a frigideira do fogo e sirva o molho com a massa de sua preferência.

DICAS:
– para cozinhar 100 g de massa, o ideal é utilizar 1 litro de água;

– o sal deve ser adicionado na água somente depois que a água estiver fervendo para não atrapalhar a fervura. Para cada litro de água, use 10 g de sal (½ colher de sopa);

– se você colocar azeite na água vai formar uma película e não vai deixar o molho grudar na massa;

– o azeite na água é lenda e não fará a massa ficar mais soltinha. O que a deixa a massa soltinha é usar a quantidade correta de água para o cozimento da massa e manter a fervura da água enquanto a massa cozinha (para cozinhar 100 g de massa, o ideal é utilizar 1 litro de água);

– a qualidade da massa influencia bastante no resultado final da preparação. A massa de grano duro, feita à base de sêmola, é a de melhor qualidade;

– para cada pessoa, calcule de 80 g a 100 g de massa crua. Na hora do cozimento a massa quase triplica de tamanho e essa quantidade passará a ser 200 a 250 g;
– o tempo de cozimento da massa vem, normalmente, indicado na embalagem e varia de 8 a 11 minutos (de acordo com o tipo e formato da massa);

– depois de escorrer, não refresque a massa em água fria, faça-o somente no caso de estar preparando massas para o preparo de saladas;

– calcule 3/4 do peso da massa = peso do molho, ou seja, para cada kg de massa utilize 750 g de molho. Lembre-se que isto é uma média e que massas de tamanho menor absorvem mais molho que massas maiores;

– como regra básica, os molhos mais cremosos e viscosos são adequados para os macarrões de formato mais grossos e curtos como penne e parafuso. Os molhos mais líquidos ficam melhores com macarrões de formato mais finos e compridos como o espaguete.

_________________________________________________________________________________________

RAVIOLLI

RAVIOLLI

Ravióli de batata

 

INGREDIENTES

½ kg de batata Asterix com casca

100g de ricota
50g de queijo parmesão ralado
1 gema de ovo
1 sachê de caldo de legumes
sal a gosto
150g de farinha de trigo
300g de recheio de sua preferência

MODO DE PREPARO

 Coloque a batata Asterix com casca em uma panela com bastante água e leve ao fogo médio até cozinhar. Escorra e retire a casca. Passe as batatas (sem a casca) pelo espremedor. Adicione ricota, queijo parmesão, gema de ovo, sachê de caldo de legumes e sal a gosto, e misture tudo. Em seguida, acrescente a farinha de trigo, aos poucos, mexendo bem, até formar uma massa firme.

Coloque a massa de batata (feita acima) em uma superfície lisa e enfarinhada. Com um rolo abra bem até obter uma espessura média de 0,5 cm. Corte a massa em discos com a boca de um copo ou xícara. Sobre cada disco coloque o recheio de sua preferência (frango, carne, frios, etc.). Dobre os discos fechando bem formando um ravióli.

Cozinhe os raviólis em água fervente salgada; quando eles subirem deixe por mais 1 minuto. Retire-os com uma escumadeira e coloque em uma tigela com água gelada. Escorra.

Em uma frigideira quente com manteiga, coloque os raviólis e leve ao fogo médio até dourar. Retire do fogo e sirva em seguida com o molho de sua preferência.

RENDIMENTO

60 unidades

________________________________________________________________________________________

MACARRÃO

MACARRÃO

Espaguetti integral com tiras de filet

 

INGREDIENTES

• 100 g de spaghetti integral

• 5 ml de óleo de canola canadense ENJOY!
• 50 g de filé mignon em tiras
• 20 g de shiitake em tiras
• 20 g de champignon em fatias
• 1/2 colher (chá) de tomilho
• Sal e pimenta a gosto
• 2 colheres (sopa) de vinho branco

MODO DE PREPARO

 • 1º passo: Em uma panela funda com 1 litro de água e sal a gosto, deixe a massa cozinhar por aproximadamente 10 minutos. Escorra e reserve.

• 2º passo: Em uma frigideira, aqueça o óleo de canola canadense ENJOY!, refogue o filé mignon, o shiitake e o champignon, junte o tomilho e mexa em fogo médio por 1 minuto.

• 3º passo: Tempere com sal e pimenta a gosto.

• 4º passo: Flambe os ingredientes com o vinho branco e, em seguida, acrescente a massa já cozida. Misture delicadamente.

MONTAGEM DO PRATO
• Distribua a massa no centro do prato e sirva. Bom apetite!

Chef
“Gostei do óleo de canola ENJOY! pois, além de saudável, é leve e sem sabor de modo que o gosto dos ingredientes do prato ficam evidentes deixando a comida mais saborosa, a alimento frito fica bem sequinho, não solta fumaça durante a fritura e também é ótimo para carnes, refogados, massas, etc.” Rodrigo Gonçalves